Anonymous e Bonfire Night: uma noite nada a ver em Londres

By  |  0 Comments

Brasileiro raramente é pego de surpresa quando o assunto é a cultura de outros países, principalmente dos Estados Unidos e da Inglaterra. Filmes, seriados de TV e redes sociais popularizaram comemorações locais, como o Thanks Giving e o Halloween (este inclusive parece estar se transformando em um segundo carnaval no Brasil – nem ligo, se é festa eu estou dentro), mas algumas datas são mais desconhecidas e ainda revelam surpresas. No meu caso, essa surpresa veio com o Guy Fawkes Day (ou Bonfire Night – Noite da Fogueira).

Eu, que não sabia direito da história, achava que as fogueiras do dia 5 de novembro eram para, sei lá, celebrar o outono e a chegada do frio (algo remanescente de alguma tradição pagã), e que os fogos de  artifício espalhados pela cidade seriam para comemorar alguma das (muitas) datas relacionadas a alguma das (muitas) gerras nas quais a Grã Bretanha participou. Acontece que não. As fogueiras são para queimar o tal do Guy Fawkes, over and over again.

Bonfire Night - Guy Fawkes - 5 november

A história começou em 1605, quando um grupo chamado de “Conspiração da pólvora” (Gunpowder Plot) quis assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês para começar uma revolução católica no país. O plano deu errado e Guy Fawkes foi preso enquanto vigiava os explosivos. Para celebrar que o rei havia sobrevivido, foram acendidas fogueiras ao redor de Londres. Meses depois a comemoração virou lei (que durou até 1859 e acabou por causa do seu teor anti-católico). Aos poucos, as pessoas começaram a fazer bonecos do Fawkes e a jogá-los na fogueira. Mais tarde vieram os fogos de artifício (sempre bem-vindos e menos macabros).

Guy Fawkes Bonfire Night

 

Em algumas cidades, a comemoração é bem tensa, como é o caso de Lewes, em Essex. Lá eles queimaram até um boneco gigante do Vladmir Putin, olha só:

Bonfire Night Lewes Bonfire Night Lewes Bonfire Night Lewes Bonfire Night Lewes Bonfire Night Lewes Bonfire Night Lewes bonfire-night-putin

Intenso! Em Bermondsey, perto de onde moro, o clima não estava tão tenso, mas comecei a achar esquisito quando vi um monte de  máscaras de V de Vingança espalhadas por todos os lados. Fiquei sem entender, até voltar pra casa e descobrir que o Anonymous tinha organizado um protesto gigante, um pouco sem pé nem cabeça, que me lembrou as manifestações de junho de 2013 no Brasil, principalmente quando vi essa foto aqui:

Protesto Bonfire Night Londres

“Eu estava tão bravo que fiz um cartaz” – Estou vendo, amigo.

Se você ficou curioso, tem um vídeo de mais de 6 horas de duração mostrando (praticamente) tudo:

Million Mask March (Marcha de um milhão de máscaras) pretendia protestar contra a opressão política no país, contra as corporações globais e contra a corrupção nos governos. Vi vários entrevistados dizendo “estar contra tudo isso aí” (Brasil, saudades!). Eles se concentraram na região central de Londres, perto do Parlamento, e depois seguiram pela Oxford Street, uma das principais ruas comerciais da capital. Pelo menos 10 pessoas foram presas depois de confrontos com a polícia.

Protesto Bonfire Night Anonymous Londres

Descansando no meio do Piccadilly Circus

Eu achei engraçado. Eu achei nada a ver.

Leonardo DiCaprio Brinde Fogos de artifício

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *