Como ler mais livros em 2015

By  |  0 Comments

Ano novo, vida nova! E aquela listinha básica de resoluções que todo mundo faz (mesmo que só de cabeça). A minha deste ano está mais para listona, assim, quase um novo novo testamento. No meio de tanta coisa que eu me propus a mudar, começar, reforçar, está ler mais livros em 2015.

Antes que alguém queira jogar a citação do Mortimer J. Adler na minha cara, não, não estou falando que o importante é ler rápido e muito, ou ler mais que o coleguinha do Goodreads, mas essas dicas são para quem quer ler mais do que está lendo agora, seja sua lista de “quero” composta de Ulysses e Infinite Jest ou de Crepúsculo e 50 Tons de Cinza, toda forma de ler vale a pena.

Então vamos às dicas que fui descobrindo ao longo dos anos:

1 – Faça uma lista de próximas leituras. Seja na sua agenda, no seu celular, em um e-mail rascunho ou em redes sociais como o Goodreads ou o Skoob, mantenha uma lista dos livros que você quer ler. Nós somos bombardeados por informação o tempo inteiro, e às vezes nos esquecemos de lançamentos que pareciam interessantes ou daquele clássico que está pra ser lido desde o ensino médio, mas se você anota tudo isso em um cantinho fica fácil de escolher qual será o próximo livro a ser devorado.

2 – Sempre tenha o próximo livro pronto

3 – Sempre tenha um livro com você (à lá Rory Gilmore). Eu tenho um Kindle do modelo mais simples, sem touch screen nem nada, levinho, facílimo de carregar, e que já está ficando destruído de tanto passear por aí. Como a bateria dura até 10 dias, carrego todo domingo e nunca passei aperto.

4 – Não perca tempo com livros ruins. Por livros ruins eu quero dizer livros que você não está gostando de ler. Eu tinha a mania horrorosa de terminar qualquer livro que eu começasse, e isso fazia com que eu gastasse muito tempo lendo páginas sofríveis e sendo infeliz, quando eu poderia estar me deliciando com alguma maravilha como o The First Fifteen Lives of Harry August (melhor livro de 2014 na minha opinião). Seja feliz e pare de ler sem medo (e sem culpa)!

5 – Desencane do computador e desligue seu celular. Tá bom, vai, não precisa desligar o celular, mas pelo menos coloque no silencioso! E toda vez que você ler aquele status sem noção do seu tio no Facebook, lembre-se que você poderia estar lendo um livro.

6 – Separe um tempo para a leitura. Eu gosto de me programar para ir dormir uma hora mais cedo e gastar essa hora lendo. É claro que você corre o risco de não conseguir parar e virar a noite até terminar a última página (quem nunca?).

7 – Saiba procurar novos livros. Leia blogs, ouça podcasts, assine uma revista literária (ainda vou fazer um post com as minhas referências). Mas, se bater a preguiça, encontre um crítico / blogueiro com o gosto parecido com o seu e fique de olho nas indicações. Sempre que estou sem ideias para o que ler a seguir dou um pulo no blog da Anica. Gostei de todos os livros que li por indicação dela, nunca falhou!

Desejo muito livro bom para todo mundo neste 2015 que promete!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *