Como saber a validade dos produtos de beleza

By  |  0 Comments

O post de ontem foi sobre a importância do prazo de validade dos produtos de beleza e hoje vamos falar da duração de cada um em específico, para te ajudar a fazer aquela faxina e se desfazer dos produtos que podem danificar sua pele.

Além de observar os prazos, é importante atentar para algumas regras na hora da utilização e armazenamento. Evite colocar o dedo dentro dos produtos, já que as bactérias presentes na nossa pele podem contaminar o conteúdo dos potinhos, diminuindo o prazo de validade. Na falta de uma pázinha específica, lave bem as mãos antes do manuseio. Deixe tudo sempre bem fechado e de preferência em local seco e fresco (o banheiro é um dos piores lugares).

Agora vamos ao que interessa: como saber a validade dos produtos de beleza (depois de abertos)!

1. Maquiagem líquida ou cremosa: 6 MESES  – Por conter água em sua formulação a durabilidade desses itens é bem reduzida. Sabe aquela base que era maravilhosa no começo e agora te deixa com bolinhas no rosto ou textura quebradiça? Então, provavelmente, é porque já passou da hora de se desfazer dela. Não se lembra de quando abriu? Fique de olho nos sinais: produtos líquidos mais velhos tendem a acumular óleo na superfície, ficar mais espessos, mudar a consistência ou o cheiro.

2. Maquiagem em pó: 2 ANOS – Ao contrário do item anterior, por não conter água, os produtos em pó resistem por muito mais tempo na prateleira. Mas cuidado: se ficar quebradiço ou mudar de cheiro está na hora de ir pro lixo.

3. Máscara para olhos (rímel): 3 MESES – Por ter a consistência bem líquida e entrar em contato com os olhos (região muito sensível), o rímel dura muito pouco. Entre os sinais de deterioração estão a aparência seca e a dificuldade em aderir aos cílios. Quer garantir o uso por mais tempo? Evite molhar o pincel repetidamente, já que o movimento leva ar para dentro do tubo, o que facilita a proliferação de bactérias.

4. Delineador líquido: 3 MESES   Mesma situação do rímel. Muita água e muita proximidade com os olhos.

5. Lápis de olhos: 2 ANOS – Além de conter pouca água, o lápis dura bastante porque o apontamos com frequência, e a cada vez que o fazemos expomos uma nova camada de produto que até então estava protegida. Melhor ainda quando o apontador fica bem limpo e afiado (é bom até higienizar com álcool de vez em quando).

6. Batom e lápis de boca: 2 ANOS – O batom talvez seja o produto mais fácil de perceber quando passa do tempo, ficando ressecado (perdendo a cremosidade) e com cheiro estranho. Os de longa duração (ironicamente) costumam durar um pouco menos, na dúvida entre em contato com os serviços de atendimento ao consumidor das marcas.

7. Esmaltes: 2 ANOS – Também podemos perceber se o esmalte estragou com facilidade, quando ele fica opaco, quebradiço, “melequento”, ou até mesmo quando muda de cor, mas muita gente ainda não resiste e recorre à truques como óleo de banana. É um risco. É preciso lembrar que os esmaltes são recheados de produtos químicos que podem causar sérios danos à nossa saúde, e as unhas (por causa das cutículas) são uma parte bem vulnerável do nosso corpo.

8. Creme: 6 MESES a 1 ANO – Para produtos contra acne ou anti-idade é importantíssimo observar a data de validade trazida na embalagem, mas, depois de abertos, a regra geral é durarem por no máximo 6 meses. Se a embalagem é daquelas que vêm com bomba ou spray (e o produto que está dentro não entra em contato com a pele ou com o ar), esse prazo pode chegar a até 1 ano. Para preservar melhor produtos com ingredientes como vitamina C e retinol (sensíveis à luz), sempre guarde os cremes bem fechados e em locais escuros (em cima da pia do banheiro não).

9. Filtro solar: 6 MESES – Sempre observe a validade estampada na embalagem, mas, depois de abertos, os protetores duram cerca de 6 meses. Nada de danificar a pele confiando em filtro solar que perdeu o fator de proteção!

10. Shampoo e condicionador: 1 ANO – Mantenha a embalagem bem fechada e evite que entre água para não desestabilizar a fórmula e diminuir a validade. Assim como com os cremes, o produto com embalagem de spray dura mais, podendo chegar até a 2 anos de validade.

11. Perfumes: 2 anos – Isso, claro, quando mantidos em local fresco, seco e pouco iluminado – já deu pra perceber que a pia do banheiro não é o lugar pra nada, né?

E os pincéis? Esses duram para sempre (olha o exagero!), mas é indispensável que sejam lavados pelo menos uma vez por mês. Não adianta nada conservar a maquiagem livre de bactérias e usar um pincel lotado de microorganismos danosos!

Moral da história? É melhor investir em menos produtos de maior qualidade e usá-los sem parcimônia, do que ter vários produtos mais baratinhos e guardar os mais caros só para ocasiões especiais, já que todos eles vencem (e não demora).

Quer saber mais sobre a validade dos produtos de beleza? Clica aqui pra ver o post de ontem!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *