Como ter uma vida mais organizada em 10 passos

By  |  0 Comments

Recentemente saí de uma calmaria para entrar novamente em uma vida agitada e cheia de compromissos, atividades, prazos, deadlines, etc. Todos nós estamos nadando nesse mar de responsabilidades (com o trabalho, a família, os amigos, as contas, as consultas médicas, etc) e, a não ser que você tenha uma cabeça especialmente abençoada, organização é essencial para não se afogar (ou nadar e morrer na praia).

Reuni aqui 10 dicas de como ter uma vida mais organizada, que estão salvando minha vida e podem ajudar você também!

1. Escreva tudo

Listas, listas e mais listas. No começo pode parecer desnecessário (“Minha memória é boa!”), mas todo mundo esquece um detalhe (grande ou pequeno) eventualmente, e escrever tudo o que precisamos fazer evita que isto aconteça. Sem contar que colocar itens importantes em listas imediatamente retira um peso de nossas costas, acalmando a mente e a consciência. No meu caso, se eu não colocar as coisas nos meus variados caderninhos, meu cérebro não descansa e fica repetindo o que tenho que fazer sem parar, até que eu o faça.

Se você não é do time dos caderninhos, há diversas inovações tecnológicas a nosso dispor: calendário do Gmail, os mais variados apps para telefones celulares e, meu programa favorito, o abençoado Evernote (que contribui também para a próxima dica).

2. Estabeleça prazos

Listas não dão conta do recado sozinhas: é preciso dar prazos claros para cada tarefa. Escolher uma deadline específica para as diferentes atividades permite que você estabeleça também o que é prioridade, e não deixe compromissos importantes para a última hora.

3. Faça pausas

Descansar é essencial. o cérebro não consegue funcionar com força total 24 horas por dia. Um esquema de pausas é essencial para manter a concentração quando ela é necessária e para ter energia para fazer tudo o que precisamos antes do dia acabar. Pequenos intervalos para lanchar, tomar café, organizar sua área de trabalho, fazer mini sessões de alongamento, ou simplesmente esticar as pernas podem aumentar (e muito) sua produtividade. Para me ajudar a lembrar das pausas, uso o aplicativo Pomodoro Timer.

4. Coloque cada coisa em seu lugar

Saber o lugar de cada coisa ajuda não só na organização, mas também evita a acumulação de coisas desnecessárias e a compra de itens que já temos ou não precisamos.

5. Tenha calendários online

Meu calendário do Gmail está linkado ao meu computador e ao meu celular. Posso acessá-lo de onde estiver e ainda compartilhá-lo com colegas de trabalho ou familiares quando necessário. É uma mão na roda!

6. Mantenha seu e-mail organizado

Poucas pessoas utilizam pastas para organizar seus e-mails, mas o “correio eletrônico” é hoje uma das principais formas de comunicação social e profissional. Vale a pena tirar alguns minutinhos para criar um sistema de armazenamento pelo menos para as mensagens mais importantes.

7. Faça uma coisa de cada vez

O Budismo tem o conceito de atenção plena, que significa dar sua atenção completa à experiência presente. Tentar fazer muitas coisas de uma vez só pode resultar em caos (e tarefas não terminadas ou mal feitas). Faça uma coisa de cada vez, dando sua completa atenção à tarefa que estiver fazendo, começando pelo que for mais importante. Por mais que a tentação de deixar aquele sapo para o fim do dia exista, é melhor tirar a tarefa mais difícil do caminho o mais rápido possível.

8. Tenha menos coisas

Quanto mais coisas você tiver, mais difícil será mantê-las organizadas. Elimine o acúmulo de itens desnecessários regularmente e evite comprar itens que você não precisa sem saber ou para “aproveitar a promoção”

9. Delegue

Não tenha medo de pedir ajuda e delegue tarefas, em casa e no trabalho.

10. Programe o alarme para 15 minutos antes do necessário

Acordar mais cedo ou chegar mais cedo aos compromissos permite que você tenha tempo para se organizar ou lidar com imprevistos. Não precisar correr também garante que você não esqueça nada para trás e não deixe a casa e o escritório desorganizados. 

E vocês? Têm alguma dica para adicionar à lista?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *