Cronograma Capilar – Reconstrução capilar: guia completo

By  |  0 Comments

Cronograma capilar. Se você se interessa por moda e beleza já deve ter ouvido falar dessa técnica que promete deixar os cabelos nutridos, cheios de vida e brilho. Com tantas agressões sofridas pelos fios ao longo da vida, chega uma hora em que precisamos de um verdadeiro tratamento de choque para revitalizar madeixas fragilizadas, quebradiças e ressecadas. Uma boa solução é apostar em uma reconstrução capilar, e melhor ainda se ela puder ser feita em casa e com produtos acessíveis.

É aí que entra o cronograma capilar, um tratamento que tem como objetivo hidratar, nutrir e reconstruir os fios em 3 etapas que se alternam de acordo com a necessidade de cada cabelo. Os passos são:

Hidratação: A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo, repondo água e substâncias emolientes (combinações de água, óleos e gorduras) que perdemos com o passar do tempo, com o uso de secadores e chapinhas, ou com químicas diversas. Hidratar deixa os fios mais maleáveis, resistentes e brilhantes.

Nutrição: A nutrição é uma reposição lipídica que devolve saúde aos fios. Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo que impermeabilizam os cabelos, formando uma camada protetora que deixa os fios flexíveis, macios e brilhantes, além de manter a hidratação e preservar outros nutrientes presentes nos fios.

Reconstrução: A reconstrução é a reposição proteica, principalmente a reposição de queratina. A queratina é uma proteína estrutural que dá rigidez e consistência aos fios. Nesta etapa, também são repostos aminoácidos e minerais, reconstruindo a estrutura dos nossos cabelos. Este passo é especialmente importante para cabelos danificados, mas que deve ser usado com cuidado, já que o excesso de queratina é prejudicial aos fios, deixando o cabelo duro e quebradiço.

O ciclo básico de um cronograma capilar dura um mês, com máscaras de tratamento feias 3 vezes na semana. Depois disso, basta repetir o processo quando sentir necessidade, de preferência deixando 15 dias entre um ciclo e outro. Cada cronograma é composto de 3 passos (hidratação, nutrição e reconstrução), observando-se a necessidade de cada cabelo: cabelos mais secos precisam de mais etapas de nutrição, cabelos sem brilho e pouco maleáveis precisam de mais etapas de nutrição.

Dica: durante o tratamento, evite químicas ou o uso constante de chapinhas e secadores, já que o objetivo é recuperar o cabelo e não danificá-lo ainda mais.

cronograma capilar / reconstrução capilar

CRONOGRAMA CAPILAR PASSO A PASSO

Cada cabelo tem uma necessidade diferente, e o cronograma deve se adaptar ao nível de dano em que se encontram. Segue uma tabela fácil para 3 diferentes tipos de cabelo:

Cronograma capilar passo a passoQUAIS PRODUTOS USAR NO CRONOGRAMA CAPILAR

Para o cronograma capilar funcionar corretamente, é preciso utilizar produtos específicos para cada etapa e respeitar as instruções de uso do fabricante. Produtos capilares são muito pessoais, cabelos diferentes respondem de formas diferentes ao mesmo produto. Opte por marcas que você já está acostumada (e que caibam no seu bolso). Vou começar meu primeiro ciclo agora, e como sou um pouco descuidada com essas coisas escolhi meio que na sorte (à exceção da máscara de nutrição – adoro todos os produtos da série Oléo Extraordinário da L’Oréal):

Cronograma Capilar Hidratação

Cronograma Capilar Nutrição

cronograma capilar reconstrução

Vou começar meu primeiro ciclo hoje e posto o resultado em um mês! Até lá!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *