Dia do Pão de Queijo

By  |  0 Comments

Dia 17 de agosto é dia do pão de queijo! Como boa mineira que sou não podia deixar de homenagear o quitute mais gostoso e famoso da minha terra.

Sua história é incerta, mas o que se sabe é que ele começou a ser produzido nas fazendas coloniais de Minas. Era comum faltar farinha de trigo na região, então várias receitas usando polvilho foram criadas, e uma delas deu origem a nossa delicia.

Hoje ele saiu das fazendas e ganhou o mundo. A diversas casas especializadas, que o serve puro ou recheado. Já existem até alguns chefs que refinaram a receita e deram o título pão de queijo gourmet. Bom, mas eu gosto mesmo é da receita tradicional, que minha mãe aprendeu com sua avó lá na fazenda. E é essa receita que compartilho com vocês:

Ingredientes:

1 quilo de polvilho azedo

1 colher de sopa de sal

1 copo de óleo para escaldar o polvilho

1 prato de queijo da canastra

6 ovos caipiras

leite até o ponto de desgrudar das mãos


Modo de preparo:

Sove bastante o polvilho com as mãos. Coloque o óleo no fogo, quando estiver bem quente escalde o polvilho. Coloque o sal e os ovos, amasse bem e vá despejando o leite aos poucos até a massa desgrudar das mãos. E por último, coloque o queijo e amasse bem. Atenção: assar em forno bem quente.

Pronto!

Agora é só servir bem quentinho, de preferência com um café passado na hora. Para mim ele assim, purinho já é tudo de bom, mas há quem goste de recheá-lo. Neste caso opções não faltam, linguiça, pernil, geleias, frios, requeijão …

Bom apetite e feliz dia do pão queijo!

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *