Dicas de maquiagem para o verão, ou como não derreter nesse calor!

By  |  0 Comments

Já falamos de cabelos no verão aqui, aqui e aqui, e agora vamos falar de make. Outro dia vi no Twitter alguém falando “Não inventa, maquiagem no verão é protetor solar e protetor labial” (não consegui achar o tweet de novo. #fail). Favoritei, achei pertinente e engraçadinho, mas né, se você quiser usar maquiagem, que use, e aqui vão algumas dicas de maquiagem para o verão – ou como não derreter e aproveitar o sol sem terminar o dia parecendo uma pintura surrealista viva.

Para começo de conversa, praticidade e bom senso sempre caem bem, ainda mais quando a estação é de extremos, nesse caso insuportável extremo calor. Também vale lembrar que protetor solar é indispensável, devendo ser aplicado pela manhã e reaplicado ao longo do dia. Antes de borrocar a cara toda, pense em como vai ser o seu dia: vai de carro para o trabalho e passar o dia no ar condicionado ou vai jogar futebol na praia?

Durabilidade: resistindo bravamente ao suor e ao calor

Como em qualquer outra época do ano, fazer a maquiagem durar mais começa com a preparação da pele: lave bem o rosto, de preferência com sabonete ideal para seu tipo de pele, tonifique e hidrate. Laryssa, pode substituir o hidratante pelo protetor solar? Pode, pode sim, pode tudo! – menos esquecer do protetor. Se sua pele for oleosa, procure produtos oil-free, se for seca, pode passar o hidratante e depois o protetor (é bom esperar um pouquinho entre as aplicações para dar tempo de a pele absorver cada um). Uma ótima opção são os protetores que já vêm com pigmentação, funcionando como protetor e base. Existem vários tipos no mercado, inclusive variando na cobertura. Outro produto curinga é o pó compacto, ótimo para combater a oleosidade ao longo do dia, também é possível encontrar os que tenham FPS.

Primers

Se você quer passar maquiagem “pra valer”, os primers podem ser uma mão na roda, já que são ótimos para segurar a oleosidade e aumentar a durabilidade da maquiagem como um todo. Tem para o rosto e também específicos para as pálpebras e região dos olhos. MAC, Contém 1g e Lancôme têm produtos que já testei e gostei, mas opção é o que não falta hoje em dia.

BB Creams

Quer usar base, mas acha pesado demais? Uma boa alternativa para o verão são os BB Creams, que apresentam uma cobertura leve, hidratam e ainda vêm com fator de proteção solar. Mas tome cuidado! Se você for branquela (como eu sou, infelizmente), FPS 15 não vai te proteger do sol do Rio de Janeiro.

Tostei no sol, e agora?

Em janeiro do ano passado, estávamos (Ártemis e eu) lindas e bronzeadas aproveitando o verão na cidade maravilhosa. Toda feliz e me achando “A mulata” comprei um BB Cream (que ainda amo) da L’Oréal na cor média, que me caiu perfeitamente. Mudei para Londres, o sol sumiu e não demorou nem 1 mês para que o bendito do BB Cream me deixasse com cara de quem estava usando uma máscara. Derrotada, voltei para a cor clara. O oposto também acontece, coleguinhas. A gente vai à praia, pega um bronze e quando passa a base nossa de cada dia fica com cara de fantasma (ou palhaça). O ideal seria sempre ter 2 tons diferentes de base, um para a sua cor de pele natural (no inverno) e outro para seu tom de pele mais bronzeado (no verão). Algumas pessoas passam a base normal e finalizam com pó bronzeador, mas admito que isso exige um pouco mais de técnica – vai testando!

À prova d’água

Rímel e lápis à prova d’água também são à prova de suor. Se quiser usá-los no calor, opte por aqueles que não vão derreter e te deixar com cara de panda.

Preto pode?

Como eu já disse antes, tudo pode. Dá pa ser gótica nos trópicos também! Para não deixar tão carregado, vale esfumar bem ou optar por outras cores também escuras, mas menos pesadas, como cinza, grafite ou marrom.

E maquiagem na praia, é brega?

A breguice está nos olhos de quem vê e todo mundo deve fazer o que quiser. Mas vamos chamar nosso amigo bom senso e perguntar pra ele se precisa. Óculos de sol é quase tão importante quanto o protetor, ainda mais na praia, onde a areia reflete a luminosidade sem dó nem piedade. Nesse caso precisa de lápis, sombra, corretivo e cílios postiços? Se quiser dar uma corzinha, aposte em um batom com FPS (se for à prova d’água, melhor ainda). Vai dar uma animada no visual e ainda proteger a boca dos raios solares.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *