Inspiração: Iris Apfel

By  |  0 Comments

O inverno cá por essas bandas é cinza. A cidade fica cinza e as pessoas ficam cinzas. Tá, draminha, mas ando sentindo falta de cores e, no inverno, elas se escondem mesmo, tanto na paisagem quanto no guarda-roupa das pessoas. Talvez seja por isso que volta e meia ando pensando na Iris Apfel. Pra quem não conhece, ela é essa velhinha simpática, de óculos gigantes e visual coloridíssimo que virou ícone fashion já na terceira idade.

Iris Apfel

Nova Iorquina, Iris “virou celebridade” em 2005, aos 83 anos, quando o Metropolitan Museum fez uma exposição com as peças de seu guarda-roupa: Rare Bird (pássaro raro). Com um estilo excêntrico, amor pelo vintage e busca incansável por novos estilistas e culturas (aliados a um jeito único de combinar tudo), não é de se espantar que suas roupas tenham sido um sucesso.

Iris Apfel

Iris Apfel nasceu em Nova York, estudou história da arte na New York University e cursou arte na university of Wisconsin. Quando nova, trabalhou como designer de interiores, em revistas femininas e foi assistente do ilustrador Robert Goodman. Em 1950, abriu uma fábrica de tecidos com o marido, Carl Apfel, que funcionou até eles se aposentarem em 1992. Neste tempo, ela também participou de vários projetos de restauração e decoração, incluindo trabalhos na Casa Branca, para 9 presidentes (entre eles Kennedy, Reagan e Clinton).

Hoje em dia ela é sempre clicada por fotógrafos de street style, aparece frequentemente em listas de mais bem vestidas e vira e mexe serve de inspiração para algum estilista ou marca: Ralph Lauren, MAC e Jimmy Choo entre eles.

Iris Apfel

Além das cores, sobreposições e misturas de elementos exóticos com alta costura, Iris Apfel é também conhecida por sua irreverência, descrevendo a si mesma como a “adolescente mais velha do mundo”. Toda essa extravagância, todo esse excesso, toda essa liberdade no vestir, no viver e no pensar é o que mais me atrai nela, condensados em uma das minhas frases favoritas: “Quando você não se veste igual a todo mundo, voce não tem que pensar igual a todo mundo“. E não é verdade?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *