Os benefícios do óleo capilar

By  |  2 Comments

Há algum tempo era muito comum usarmos algumas gotinhas de silicone nas pontinhas dos fios. Todo mundo tinha um vidrinho de reparador de pontas no banheiro. Aí em 2011 veio o super óleo de Argan! Quem se lembra do boom que esse óleo causou? Os seus benefícios eram tantos que ele virou o queridinho dos cabeleireiros e das mulheres também. Tendo em vista todo esse sucesso, a indústria da beleza resolveu investir mais nesse tipo de produto e hoje temos uma gama de óleo capilar no mercado.

O óleo capilar é um produto versátil que acumula várias funções e cada um tem sua particularidade. Devido às diferentes fórmulas, algumas versões conseguem tratar mais de uma coisa ao mesmo tempo. Saber como funciona o óleo em cada tipo de cabelo, ou como ele trata ou previne certos problemas, pode ser a arma para fios brilhantes e saudáveis.

Por isso, selecionei alguns para explicar as suas propriedades e a forma de usar. Confira os benefícios de cada um.

Woman pouring oil from bottle onto palm

  • Óleo Monoi

Origem

É um óleo proveniente do Tahiti, na Polinésia Francesa. É obtido da maceração da flor de Tiaré, que é misturada posteriormente ao óleo de coco.

Função

O óleo de monoi é rico em ácidos graxos, ou seja, possui propriedades ultra-hidratantes e reparadoras. Ele tem alto teor de nutrientes que fortalecem as madeixas, melhorando a elasticidade, a resistência e o brilho. Devido à sua penetração no fio, é capaz de cuidar do cabelo de dentro para fora. E por se misturar ao óleo natural dos cabelos, evita caspas.

Como usar

É indicado para fios ressecados e quebradiços e pode ser usado de diversas formas, com os cabelos secos ou molhados.

  • Oléo Ojon

Origem

É extraído da castanha de palmeiras típicas da América Central e do Sul.

Função

Por ser rico em lipídeos, ele ajuda no combate aos fios arrepiados, o temido frizz. Ele é mais puro que o óleo Argan, por isso traz benefícios mais rapidamente.

Como usar

O Ojon é superindicado para fios quimicamente tratados ou que fazem uso constante de secador ou chapinha. Basta usar uma gotinha como leave-in!

Opções no mercado:

 

 

  • Óleo de Macadâmia

Origem

Original da Austrália é extraído das nozes da macadâmia.

Função

Ele é rico em ômega-3 e 6 e gorduras poli-insaturadas. Possui ação hidratante e reconstrutora dos fios, aumenta o brilho e melhora a sua elasticidade. Além disso, tem vitamina E e ácido palmitoléico que hidrata e nutre os fios ouriçados.

Como usar

É ideal para quem tem cabelo fino, cacheado e ondulado, e que deseja disciplinar as madeixas. O excesso pode pesar muito, deixando os cachos sem movimento e opacos.

 

 

  • Oléo Pracaxi

 Origem

Tem sua origem nas sementes das árvores Pracaxi, da região Amazônica.

Função

Rico em ácido behênico é altamente hidratante, oferecendo assim, maciez e brilho intensos. É bastante usado para evitar caspas e outros problemas capilares. Além de auxiliar no controle da queda dos fios.

Como usar

Ele é potente ao ser misturado ao condicionador, máscaras e xampus.

 

 

 

 

 

2 Comments

  1. Laryssa

    11/03/2015 at 4:38 pm

    Ah, que ótimo esse post!

    Eu tenho o óleo Extraordinário da L’Oréal e amo! Uso assim que lavo, antes de fazer escova e naqueles bad hair day. Muito bom mesmo!

  2. Ártemis Caldeira Brant

    11/03/2015 at 6:59 pm

    Gosto demais desses óleos também. E quando meu primo foi no Marrocos ele trouxe um vidrão de óleo de argan, purinho! É ótimo, e não só para o cabelo, para a pele também…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *