Alerta: os riscos do uso do formol

By  |  0 Comments

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje eu vou falar sobre as escovas progressivas e alertar sobre os riscos do uso do formol. Como cabeleireira, escuto frequentemente as dúvidas das minhas clientes a respeito de alisamentos. Eu não faço progressivas e sempre esclareço o porquê dessa minha decisão. E agora vou compartilhar com vocês os motivos para dizer não ao formol.

formol-2

O formol não faz mal somente ao cabelo mas a toda saúde, podendo inclusive causar câncer. Por isso seu uso em produtos cosméticos foi proibido em 2009 depois de intensas pesquisas científicas que comprovaram que a substância era nociva à saúde, mesmo quando utilizado em pequenas concentrações.

Inicialmente esses produtos podem parecer eficazes, mas após algum tempo, o formol torna o cabelo mais poroso, favorecendo a sua quebra e deixa o cabelo totalmente sem brilho. Seu uso também aumenta o risco do desenvolvimento do câncer porque pode alterar a forma como as células se multiplicam.

alerta-formol-001

O uso do formol como alisante nunca foi permitido no Brasil. O produto só pode ser usado em baixa concentração, como conservante em cosméticos para cabelo (a 0,2%) e em esmaltes (a 0,5%). Para quem não quer correr o risco de usar produtos ilegais, basta verificar se o rótulo do tem o selo da Anvisa. Outra medida que reduz o risco é pedir ao cabeleireiro que prepare o produto na sua frente.

Apesar da utilização de formol em cosméticos para cabelo ser ilegal, muitos profissionais ainda o utilizam. Um fato que contribui para esse cenário é que a fiscalização é difícil, uma que muitos profissionais não são registrados e executam o procedimento em casa. As denúncias também só ocorrem quando acontece algum problema, caso contrário, como a cliente quer ficar com o cabelo liso ela não faz a denúncia.

Se você acha muito difícil assumir os cachos e está decidida a alisar os fios, é muito importante que você procure o auxílio de um bom profissional que possa garantir que o procedimento tenha o resultado esperado, sem prejudicar a sua saúde.

É importante ainda que o produto alisante seja indicado para o seu tipo de cabelo. Para alisar cabelos crespos ou muito encaracolados, a substância química ideal é o Hidróxido de Sódio. Já quem deseja alisar os cabelos que são encaracolados, mas não crespos, deve optar pelo Tioglicolato de amônia, e quem possui o cabelo misto e com cachos pouco definidos e vários sentidos de crescimento dos fios, deve optar pelo Hidróxido de Guanidina. Todos eles conferem bons resultados e não contem formol na sua fórmula.

 

Veja no quadro abaixo os problemas causados pelo formol.

formol

 

Bom meninas, espero ter ajudado!  Pensem bem antes de fazer um procedimento desses.

 

Beijos e até o próximo post!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *