Assistam:  The True Cost – um documentário sobre os reais custos da moda

By  |  0 Comments

Acabo de assistir ao documentário The True Cost (disponível no Netflix) e  todos que gostam e consomem moda deveriam fazer o mesmo! Afinal, já parou para pensar no custo de suas roupas e quem são as pessoas por trás da produção das peças que você compra? O filme (que é um soco no estômago)  discute a cadeia produtiva da moda e seu impacto ambiental e social. Só para citar alguns impactos, a indústria têxtil é a segunda mais poluente (perdendo para a de petróleo) e em países como Bangladesh, Índia e Camboja, o diretor encontrou situações degradantes de trabalho, análogas à escravidão. Afinal, qual o verdadeiro custo daquela blusinha vendidas a USD 5 e da moda descartável? E o que se pode fazer para mudar esse cenário?

Para discutir o tema Morgan conversou com pessoas diferentes da indústria global da moda, desde os trabalhadores que ganham USD 2 por dia, aos donos das fábricas têxteis, passando pelos produtores de algodão, ativistas pelos direitos humanos nesses países em desenvolvimento, economistas que são a favor ou contra o sistema. Nesta lista faltam os varejistas, que recusaram a entrevista.  Por outro lado, para tentar apontar algumas soluções, o diretor entrevistou também ativistas da moda consciente como a estilista Stella McCartney, Livia Firth e Vandava Shiva.

Não vou contar mais sobre o longa, porque vale muito a pena assistir, e claro repensar nosso papel dentro deste contexto. Afinal, comprar menos por impulso, dar preferência a marcas locais (e pesquisar sobre ela), tentar reformar uma peça antes de comprar outra e adquirir hábitos de consumo mais sustentáveis já é uma grande contribuição que podemos dar!

Confira o trailer:

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *