Tradições natalinas na Terra da Rainha

By  |  2 Comments

Esqueceram de mim” é só um dos exemplos dos filmes americanos que povoaram nossa infância com imagens de um natal nada tropical. Talvez por causa da influência de Hollywood, sempre achei que a data combina com frio, ainda mais porque natal tem a ver com estar com a família, pertinho de quem você ama – enquanto o calor dá vontade de sair correndo e pular no primeiro corpo de água que estiver pela frente! hehe

Não tem nada que eu queria mais nesse momento do que estar morrendo de calor na minha Belo Horizonte, mas a experiência de estar em Londres em dezembro tem sido surpreendentemente agradável. Aqui o natal vai muito além da neve (até porque aqui não neva muito – no sul, só às vezes) e do Papai Noel, com um monte de tradições e experiências bacanas que deixam o fim do ano bem agradável – apesar das baixas temperaturas.

Aqui vão algumas das minhas tradições natalinas favoritas:

Mercadinhos de natal

Londres (e todo o Reino Unido) fica cheia de Christmas Markets já no comecinho de dezembro. É uma delícia. Montanhas-russas, brinquedos e barraquinhas fofas vendendo enfeites de natal, comidas típicas, roupas de frio, bugigangas e, meu favorito, mulled wine.

Mulled Wine

Essa delícia natalina não fica restrita aos mercadinhos e pipoca nos pubs, restaurantes e festas em toda a cidade. Como sempre gostei de quentão, não fiquei surpresa quando descobri que amava esse vinho quente (Obs: algumas pessoas me falaram que isso é comum no Brasil também, mas nunca encontrei por lá)! Fiquei tão empolgada com o negócio que comecei a fazer em casa. Ontem mesmo eu fiz um tanto e tinha até pensado em um post com a receita, mas fiquei tão ansiosa pra começar assim que cheguei em casa com os ingredientes que não lembrei de tirar as fotos. #fail

Patinação no gelo

Quem me segue no Instagram já viu meu vídeo mega empolgada patinando no Natural History Museum. Foi minha primeira vez andando de patins no gelo e não foi a última: fui mais 3 vezes depois dessa. Amei! Achei super divertido e fiquei com vontade de virar uma dessas patinadoras artísticas que eu adorava assistir pela televisão. Fica fácil praticar, já que existem vários ringues de patinação sazonais por aqui.

Jantar de Natal no dia 25

Quando eu era pequena me lembro da tristeza que era tentar ficar acordada até a meia noite do dia 24, para comer o jantar e abrir os presentes, e o dia 25 acabava por ser aquele dia meio estranho, de acordar tarde e comer as sobras do jantar, com todo mundo meio de bode. Aqui o natal começa na manhã do dia 25, com a abertura dos presentes. O “jantar” de natal fica para a tarde/noite do dia 25, logo quando escurece (por volta das 3, 4 horas da tarde), fazendo com que as comemorações durem o dia inteiro. Esse jeito combina com a cultura daqui de não farrear até altas horas (pubs fecham às 23h e bares fecham às 3h, sendo bem comum que as saídas comecem com o happy hour e terminem antes da meia noite) e de não deixar as crianças acordadas até tarde (as benditas vão dormir entre 18h e 20h, dependendo da idade).

Crackers

Essa tradição tem bem a ver com o humor britânico. Os crackers são uns estourinhos de natal com um presentinho, uma piadas e uma coroa de papel dentro (tem foto no meu instagram). Antes do jantar, todo mundo estoura os seus e coloca as tais coroas na cabeça. Todo mundo é rei e rainha, e a mesa de jantar fica colorida e mais divertida. Não vou negar, as piadas são bem sem graça, mas há um certo charme em encher o pandú com uma coroa na cabeça – coisa da realeza!

Boxing Day

O Boxing Day é o feriado depois do natal. É feriado mesmo, nada funciona, nem mesmo partes do transporte público (ônibus e metrô funcionam com horário bem reduzido e os trens, principal ligação entre as cidades, param completamente), a não ser, é claro, as lojas. o Boxing day começou como o dia em que os empregados recebiam os presentes de natal dos chefes/ empregadores e se transformou com o tempo em uma espécie de Black Friday. Como tenho horror à esse desespero de compras com desconto, só entrou pra minha lista porque eu não trabalho e folgar é sempre bom!

😉

Pra completar, vão aí umas fotinhas dos meus enfeites de natal favoritos!

Enfeite de Natal

Enfeites de Natal

Enfeites de Natal

Pisca Pisca

Enfeites de Natal

E do meu pijama 😉

Pijama de Natal

 

Pijama

 

2 Comments

  1. Carolina Pedral

    22/12/2014 at 6:36 pm

    Lari, adorei o post e me identifiquei com muita coisa!!! 🙂 Parabéns! Beijoss

    • Laryssa Mariano

      05/01/2015 at 9:17 am

      Obrigada, Linda! E obrigada pelo comentário! <3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *