What happened, Miss Simone?

By  |  0 Comments

Nina Simone foi um fenômeno da natureza. Um gênio do folk / jazz / soul que, como muitas pessoas dotadas de um talento extraordinário, levou uma vida intensa e cheia de altos e baixos, como podemos ver no documentário “What happened, Miss Simone?“(O que aconteceu, Miss Simone?), disponível no Netflix.

Dirigido por Liz Garbus, o filme mergulha no universo de Miss Simone, desde sua infância como criança negra no sul dos Estados Unidos até sua morte, de câncer, em 2003, discutindo a carreira e a vida pessoal da artista, sem evitar temas espinhosos como o abuso sofrido por ela no casamento, a relação conturbada com a filha, sua luta contra a bipolaridade e a tensão racial da década de 60 e o movimento pelos Direitos Civis do qual ela participou intensamente.

Essa parte do documentário é especialmente interessante em vista dos novos conflitos raciais que estamos acompanhando nos EUA (Ferguson e o ataque à igreja em Charleston que deixou 9 mortos), mostrando que músicas como “Mississippi Goddam” e “To Be Young, Gifted and Black” ainda são atuais e, mais do que isso, urgente.

A Menina de Lá recomenda e muito! E, para finalizar, deixo vocês com minha música preferida dela:

Maravilha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *